Single Malt Scotch Whisky: Parte VI


O que faz Vinho Sem Segredo, um blog sobre vinhos, escrever seis artigos sobre Whisky? Primeiramente, a sommellerie atual abrange vários tipos de bebidas além do vinho. Em segundo lugar, estamos falando do destilado mais consumido no planeta. Por último, a própria complexidade do tema, exige esclarecimentos mais detalhados.

De todo modo, Single Malt Scotch Whisky é uma bebida nobre e de certo modo desconhecida até mesmo, dos amantes de Whisky. Sem ele, todos os famosos e badalados Blended Whisky não teriam a fama que têm. A presença dos Single Malts lhes dão alma e profundidade.

Distribuição de vendas: Blended Scotch Whisky

Segundo dados de 2009 da Associação de Whisky Escocesa (www.scotch-whisky.org.uk), percebemos claramente a exclusividade do Single Malt Whisky, bem como sua importância para a qualidade dos whiskies mais comerciais. Fazendo um paralelo com o mundo dos perfumes, o Malt Whisky seria a essência, o extrato, servindo de base para uma indústria influente e sofisticada.

De todo Scotch Whisky comercializado no mundo em 2009, apenas cerca de 6% são Malt Whiskies engarrafados. Entretanto, sua participação a granel e no chamado Blended Whisky é bastante significativa, chegando perto de 40% da produção total.

Em continente europeu, o consumo de Blended Scotch Whisky é liderado sobretudo pela França e Espanha. Alemanha e Grécia seguem num bloco significativo, mas inferior ao primeiro. No restante do mundo, Estados Unidos, Ásia e Venezuela, apresentam grande participação neste mercado.

Distribuição de vendas: Malt Scotch Whisky

Voltando ao nosso Malt Scotch Whisky, dados de 2009 mostram participação destacada no consumo de países como Estados Unidos, Índia (também um grande produtor de Whisky) e França, além evidentemente, do Reino Unido. É bom ressaltar que apenas 59% deste mercado é de Malt Whisky engarrafado, sendo o restante a granel.

No encerramente deste tema, a convivência saudável de vinhos e destilados é perfeitamente possível utilizando o bom senso. Após uma bela refeição com vinhos, por que não finalizarmos o momento com um Single Malt Scotch Whisky? acompanhado de chocolates, frutas secas, biscoitos abaunilhados ou charutos, além de uma boa conversa, pode ser um gran finale.

Anúncios

Etiquetas: , , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: