Single Malt Scotch Whisky: Parte IV


Retomando as sub-regiões escocesas, vamos às Highlands e um trecho específico chamado Perthshire (Central Highlands), seguindo nosso mapa abaixo:

 

Perthshire (Central Highlands)

Esta região abaixo de Speyside costuma elaborar maltes macios, semelhantes a seu vizinho, porém com um pouco mais de força. O Single Malt Dalwhinnie sintetiza bem este conceito, podendo agradar vários paladares. É um clássico da região. Outro belo malte é The Edradour, difícil de ser encontrado por aqui.

A versão 15 anos é um verdadeiro clássico

Highlands

As chamadas Terras Altas  englobam além de Speyside e Perthshire, as chamadas Highlands Ocidentais, Orientais e do Norte. Normalmente, fora de Speyside e Perthshire, os Maltes costumam ser ainda mais potentes, intensos e com um teor de turfa mais acentuado. Nada comparado aos Maltes de Islay, os mais potentes e impactantes de toda a Escócia. Neste contexto, se você quiser conhecer um autêntico Single Highland Malt, fique com o espetacular Dalmore, localizado na Highlands do Norte. Sem dúvida, um dos melhores de toda a Escócia. É intenso e encorpado.

Dalmore 12 anos: Escolha certeira

Outro nome que não pode deixar de ser mencionado é Glenmorangie, muito consistente. As versões envelhecidas em barris de Vinho do Porto e Madeira são soberbas. Já o Single Malt Royal Lochnagar das Highlands Ocidentais tem um lado mais etéreo, evocando o Jerez e certa salinidade (próxima ao mar). Não é encontrado no Brasil ainda.

 

Etiquetas: , , , , , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: