Vinho em destaque: Château du Moulin Rouge


Quem disse que um bom Bordeaux honesto necessariamente é caro? Prova disto é o Château du Moulin Rouge. Por pouco mais de R$60,00 (sessenta reais) é possível adquirí-lo nos supermercados Carrefour, fruto de importação própria. É um Cru Bourgeois da safra de 2005.

Como em todos grandes terroirs, o trinômio produtor, terreno e safra, precisam estar em sintonia. Neste caso, a safra 2005 é excepcional, facilitando sobremaneira, os outros dois fatores. O produtor e terreno, apesar de não serem de primeira linha, apresentam qualidades suficientes para o êxito do conjunto.

A localização do château fica ao sul de St Julien, a caminho de Margaux, região onde comumente falta o famoso cascalho, item importantíssimo do fator drenagem da margem esquerda. Entretanto, algumas localizações pontuais, aliadas a uma proporção maior da casta Merlot, podem fazer a diferença. É o caso deste château. Num solo predominantemente argiloso, com alguma presença de cascalho, é possível fazer um corte com leve predominância da Merlot (50%), seguida de perto com Cabernet Sauvginon (40%) e Cabernet Franc (10%). Este corte propicia boa fruta ao conjunto, além da maciez necessária para contrabalançar a austeridade das Cabernets. Some-se a isto, madeira de segundo uso na medida certa e você terá um vinho equilibrado, típico, com taninos de qualidade inerentes à safra. A safra também é responsável por um meio de boca consistente e relativamente expansivo.

Portanto, por este preço é possível ter uma pequena idéia de um grande Bordeaux e começar a entender porque estes vinhos estão e sempre estarão entre os melhores do mundo.

Este vinho está praticamente pronto, podendo decantá-lo com uma hora de antecedência. Minha harmonização foi escalopes de frango com molho de funghi porcini e creme de leite fresco. A textura do frango ficou muito boa, por se tratar de um bordeaux de corpo médio e estrutura discreta de taninos. Evidentemente, para um autêntico margem esquerda, um cordeiro é sempre perfeito.

 

Anúncios

Etiquetas: , , , , , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: